As boas práticas alimentares

Desfrutar com moderação dos prazeres simples da vida é a melhor opção.
Print
As boas práticas alimentares

Em várias rodas de conversa o tema dieta está sempre presente. Tem sempre alguém ensinando a emagrecer. Dietas drásticas e de curto prazo não funcionam porque não incorporam estilos de vida saudáveis e porque não se sustentam por muito tempo. Infelizmente, muitas pessoas que fazem essas dietas recuperam ou ganham mais peso do que perderam. Muitas vezes essas dietas podem levar a episódios de compulsão alimentar,  quando a pessoa cansa de tantas privações alimentares, e passa para o outro extremo numa situação de autoindulgência, onde tudo é permitido.

Todos nós já exageramos em algum momento, principalmente nos feriados ou ocasiões especiais, quando aquela fatia extra de bolo se torna irresistível. Então, quando é que o excesso ocasional cruza a linha para a compulsão alimentar? Isso nem sempre é fácil de definir. Mas se os seus dias e semanas estão cada vez mais cheios de excessos e culpas e os pensamentos ruins estão constantemente bombardeando sua mente quando desfruta um simples pedaço de bolo, talvez seja hora de refletir sobre esse comportamento.

Algumas dicas para ficar longe das obsessões ou compulsões:

• Nunca coma diretamente da embalagem.

• Para comer doces, use pequenos utensílios (pratos e talheres).

• Prolongue o tempo de suas refeições, mastigando devagar e fazendo pausas entre um bocado e outro.

• Não pule refeições, isso pode fazer você comer demais na próxima refeição.

• Esteja presente enquanto come. Tenha consciência do que e quanto você está comendo.

• Compense o estresse com alguma atividade e não com comida. Saia para caminhar, vá ao cinema, distraia-se.

• Aprenda a diferenciar a fome do desejo. Desejo é para algo específico. Se você estiver realmente com fome vai comer qualquer coisa. Aprenda a ouvir o que seu corpo realmente pede.

E lembre-se, não está errado desfrutar de um docinho ou outro alimento mais calórico de vez em quando. Privar-se, normalmente, é pior no longo prazo e pode levar a situações de “desforra” que levam a um descontrole.

Herbalife is a Proud Member of the Direct Selling Association and a Signatory to the DSA Code of Ethics


pt-BR | 25/06/2017 23:50:46 | NAMP2HLASPX02