Como aumentar as defesas do organismo no inverno

Por Dr. Nataniel Viuniski-Médico Nutrólogo
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Com a chegada do inverno, os dias mais frios e curtos fazem aumentar a vontade de ficar em casa no sofá. Essa é a época mais comum para ocorrência de resfriados, gripes e infecções por alguns vírus. Enquanto não há maneira de curar o resfriado comum ou a gripe, uma alimentação saudável durante o inverno pode ajudar a evitar certas doenças.

Pesquisadores estão descobrindo ligações positivas entre a função imunológica e os componentes dos alimentos.

Veja a seguir alguns exemplos:

• Alho: pode estimular o sistema imunológico, aumentando a resistência à infecções e ao estresse. Amasse os dentes de alho com o lado liso de uma faca antes de adicioná-los à sua preparação. Isso ajuda a liberar suas propriedades imunológicas.

• Produtos lácteos: queijo e outros lácteos contêm ácido linoleico conjugado, um componente natural da gordura do leite. Estudos com animais mostraram que esse nutriente aumentou sua resposta imune.

• Iogurte e outros produtos com culturas lácteas: contêm probióticos, bactérias benéficas que ajudam a aumentar a imunidade. Além disso, prefira os que têm mais vitamina D. Pesquisas recentes sugerem que baixos níveis de vitamina D podem estar ligados a um aumento sazonal de gripes e resfriados.

• Vitamina C: encontrada nas frutas cítricas, também pode ajudar o sistema imunológico.

• Zinco: encontrado em carnes, frango, amendoim; desempenha um papel importante no funcionamento do sistema de defesa.

• Gengibre fresco: pode ajudar quando você está doente por induzir a transpiração e reduzir náuseas e diarreia. Faça o chá de gengibre, rale 25 g de gengibre fresco em um litro de água. Ferva por 10 minutos. Adicione limão e mel a gosto.

• Sopas e bebidas quentes: aumentam o fluxo de secreções nasais, ajudando a aliviar os sintomas da gripe.

Higiene das Mãos

As mãos são os principais vetores de transmissão de microorganismos, por isso mantenha-as sempre limpas. Estudos têm demonstrado que a prática moderada de exercício físico produz efeitos positivos sobre o sistema imunológico. Com o tempo, isso significa menos resfriados e outras infecções do trato respiratório.

Alimentação saudável durante a temporada de gripes e resfriados significa obter as vitaminas e minerais essenciais em uma dieta balanceada. Se você consome poucas frutas e hortaliças, considere o uso de um suplemento de vitaminas e minerais.

Para manter-se saudável e reforçar o seu sistema imunológico:

• Garanta descanso apropriado

• Tenha uma dieta equilibrada

• Exercite-se regularmente

• Diminua o estresse

• Abandone os hábitos pouco saudáveis, como fumar e modere no consumo de álcool.

 

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pt-BR | 15/12/2017 02:19:12 | NAMP2HLASPX02