Escolhemos os alimentos que comemos

Por Dr. Nataniel Viuniski - Médico Nutrólogo
Print
nab-nataniel

A colheita moderna

Hoje, escolhemos os alimentos pela cor, preço e conveniência, e não pelo cuidadoso processo de seleção que os seres humanos desenvolveram ao longo de milhões de anos.

O custo da evolução humana

Nossa alimentação mudou muito com a evolução humana. Nos tempos antigos, o consumo de cálcio na alimentação era alto, mas hoje precisamos recorrer aos suplementos de cálcio para garantir a ingestão da quantidade necessária para evitar perda de massa óssea. Existem muitos outros exemplos de substâncias químicas que outrora obtínhamos a partir de frutas e vegetais e que não obtemos mais por meio da alimentação. A vitamina C pode ser facilmente obtida pela ingestão de frutas e vegetais e, ao contrário de muitas outras espécies que não se alimentam basicamente de frutas, perdemos o gene para produzir a vitamina C. No caso de outras substâncias químicas presentes nos alimentos, produzimos algumas em nosso organismo e absorvemos outras via alimentação.

Alimentação balanceada

Essas substâncias fitoquímicas, citadas acima, são tão importantes quanto às vitaminas e minerais para a saúde, e para melhor obtê-las aumente a variedade de frutas e hortaliças em sua dieta. Depois de garantir as frutas e hortaliças necessárias e a quantidade de proteína adequada, o restante das calorias pode ser obtido dos carboidratos e gorduras. Cereais e pães de trigo integral são preferíveis aos carboidratos refinados, que são mais fáceis de comer em grandes quantidades sem proporcionar sensação de saciedade. Os cereais integrais também trazem outros benefícios à saúde, inclusive a melhora do funcionamento intestinal e o fornecimento de algumas substâncias protetoras do DNA.

Só comemos o que compramos

Para evitar as tentações dos alimentos muito calóricos e gordurosos basta não comprá-los! Se não tiver na geladeira ou na dispensa, dificilmente você sairá para comprar.

O tamanho do prato importa

O tamanho e o conteúdo do seu prato de comida são importantes. O diâmetro do prato normal servido em restaurantes aumentou bastante nos últimos tempos. Em casa, procure ter pratos menores. O coração da cozinha colorida: frutas e hortaliças Se você é daquelas pessoas que só tem laranja e banana na fruteira, é hora de mudar. Preste atenção às frutas da estação e aproveite para conhecer outros sabores. É fácil encher a fruteira com uma seleção de frutas coloridas a um custo baixo.

Fazer escolhas corretas não só beneficiará seu peso como também ajudará a reduzir o risco de doenças cardíacas, as formas mais comuns de câncer, o envelhecimento precoce, a diminuição da visão e da função mental.

 

Herbalife is a Proud Member of the Direct Selling Association and a Signatory to the DSA Code of Ethics


pt-BR | 17/12/2017 17:18:02 | NAMP2HLASPX02