Reeducação alimentar: um processo contínuo

Por: Dr. Nataniel Viuniski - Médico Nutrólogo
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Pesquisas comprovam que as pessoas que conseguem manter o peso depois de emagrecer adotam algumas estratégias para manter-se em forma. Elas controlam o consumo de alimentos (em torno de 1.800 calorias diárias); evitam alimentos muito gordurosos e caminham cerca de 1 hora por dia – ou ainda, compensam a ingestão calórica com outras atividades físicas.

Essas pessoas conseguem manter o novo peso porque construíram hábitos e rotinas saudáveis. Segundo elas, manter a nova rotina demanda menos esforço do que no início do processo. Em inúmeros casos, problemas de saúde, como pressão alta, prédiabetes ou colesterol alto, serviram de estímulo para a mudança. Para essas pessoas, ser magro faz a vida ficar melhor, porque reinventam a maneira de se olhar e valoriza a saúde atual.

Estudos* que mapearam o cérebro dessas pessoas que conseguiram emagrecer mostram que elas têm de se esforçar bem mais para controlar a ingestão de comida saborosa do que as que sempre tiveram peso regular. O esforço pode ser grande, mas o resultado tem um valor imensamente maior!

Pessoas que mantêm o peso relatam que:

• Contam as calorias, os carboidratos, as gramas de gordura ou usam um programa de perda de peso comercial para monitorar a ingestão de alimentos;

• Tomam café da manhã regularmente, rico em fibras e laticínios light;

• Limitam os jantares fora de casa para no máximo três vezes por semana;

• Limitam o consumo de fast food a menos de uma vez por semana;

• Consomem sempre frutas e hortaliças;

• Assistem menos de 1 hora de TV por semana;

• Pesam-se ao menos uma vez por semana.

Quando for jantar fora:

• Para a entrada, prefira pastas à base de ricota e palitos de legumes (cenoura e salsão);

• Saiba que a salada de folhas também é boa opção para iniciar a refeição;

• Escolha pratos pouco gordurosos como grelhados, cozidos e assados;

• N o lugar de molho branco, prefira o de ervas ou de tomate;

• Proponha dividir o prato com seu acompanhante;

• Priviligie a ida a restaurantes étnicos, como japonês, chinês, mexicano e mesmo italiano, que oferecem pratos saudáveis e de poucas calorias.

Para manter sua cozinha abastecida:

Leia os rótulos dos produtos e preste atenção no tamanho da porção e na quantidade sugerida. Compare produtos similares e escolha os menos calóricos.


Lista de compras sugerida:

• Lácteos (iogurtes, leite e queijos) baixos em gorduras

• Margarina ligth

• Pão integral, biscoito ou torrada light

• Aveia em flocos ou farelo

• Massas e arroz integrais

• C arnes magras como frango sem pele, peixes e frutos do mar, lombo e carne de boi extra magra

• Feijão e lentilha

• Frutas congeladas

• Legumes congelados

• Molhos para salada light

• Mostarda

• Ketchup

• Geleia sem açúcar

• Ervas e especiarias

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pt-BR | 22/08/2017 23:16:50 | NAMP2HLASPX04