Quais as consequências do cérebro multitarefas

Por Dr. Gary Small
Print
gary-small

Muitas pesquisas têm demonstrado os efeitos negativos do cérebro submetido à multitarefas. Aliás, o termo multitarefas é um equívoco. O cérebro não consegue executar duas ações simultâneas, por isso o termo correto é “alternância de tarefas”.

Se você é do tipo que dirige e digita uma mensagem no celular, ou lê suas mensagens e assiste TV enquanto engole o almoço, infelizmente você pode estar perdendo até 40% da sua produtividade. As pesquisas mostram que a pessoa multitarefas precisa de mais tempo para que as tarefas sejam realizadas do que se fossem realizadas uma de cada vez, e ainda cometem mais erros.

Uma coisa de cada vez. As pesquisas mostram que as pessoas podem participar de apenas uma tarefa cognitiva de cada vez. Você só pode pensar em uma coisa de cada vez. Você só pode realizar uma atividade mental de cada vez. Assim, você pode falar ou você pode ler. A única exceção que a pesquisa revelou é que, se você está fazendo uma tarefa física na qual tem muita prática e a executa de forma quase automática, você pode fazer um trabalho mental. Embora, alguns estudos apontem que quando a pessoa fala ao celular enquanto anda, ela não consegue prestar atenção em seu redor. Um estudo da Universidade de Stanford mostrou que nem os jovens conseguem realizar ações simultâneas eficientemente.

Então, se fazer muitas coisas ao mesmo tempo não significa ser eficaz, o que fazer para ser mais produtivo? Use a regra 80/20: 20% do trabalho que você faz dá 80% de impacto e eficácia. Nós achamos que ser ocupado é ser eficaz, mas isso é um erro. Se concentre em identificar os 20% de suas tarefas que são realmente eficazes e execute-as uma de cada vez.

Agrupe as tarefas similares: estabeleça momentos específicos para ler e responder seus e-mails e não fique verificando sua caixa de entrada a todo o momento. Separe um momento para retornar suas chamadas e no momento em que estiver trabalhando num relatório ou num projeto não interrompa para fazer outras atividades.

Priorize: comece seu trabalho pelas tarefas mais importantes. A sensação de alívio e realização é imensa e você ficará mais tranquilo para realizar outras tarefas.

Foque no momento: o oposto da multitarefa é a concentração. Esteja presente na tarefa que está realizando neste momento.

Reserve momentos para o ócio: as pesquisas mostram que as novas ideias são geradas uma de cada vez. Para ser criativo sua mente precisa estar limpa e vazia. Pode parecer estranho, mas nos momentos em que você não está fazendo “nada” é que sua mente está trabalhando na resolução de problemas.

Aceite-se: o primeiro passo para mudar um comportamento é reconhecê-lo e aceitá-lo. Essa pode ser a etapa mais difícil, pois estamos acostumados ao zumbido constante de várias atividades simultâneas. Preste atenção e quando perceber que está fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo, pare, respire fundo e interrompa uma das atividades.

Coloque toda a sua atenção no que você quer mudar, esse é o primeiro passo para ser uma pessoa realmente mais produtiva.

Herbalife is a Proud Member of the Direct Selling Association and a Signatory to the DSA Code of Ethics


pt-BR | 28/06/2017 22:37:27 | NAMP2HLASPX04