Mais Disposição com Estilo de Vida Saudável

Dr. Nataniel Viuniski Médico Nutrólogo
Print
nab-nataniel

Quando observamos a natureza e a nossa própria vida, podemos notar padrões de mudanças constantes e previsíveis.

As estações do ano, dia – noite, sol – chuva são alguns exemplos de ciclos bem estabelecidos e que se bem entendidos e manejados, podem resultar numa forma mais confortável de vivermos a vida.

No ser humano, essas mudanças cíclicas também são evidentes. Existem épocas em que nossa saúde está no auge e nada parece poder nos atingir, em outras, temos mais facilidade para ficarmos doentes e até mesmo envolver-nos em pequenos acidentes.

Em algumas fases temos facilidade para pensar, agir, aprender novas matérias e em outras, o melhor mesmo seria nem sairmos de casa.

A explicação científica para essa realidade é o que chamamos de biorritmo. Nosso corpo, como tudo o que é natural, responde a ciclos bem estabelecidos, conhecidos como relógios biológicos, que baseados nas condições externas, como luz, temperatura e emoções, facilitam ou dificultam a produção e liberação de hormônios, neurotransmissores, anticorpos e outras substâncias necessárias para nosso bem-estar.

O importante é saber que com a adoção de um estilo de vida saudável, é cientificamente possível aproveitar ao máximo nossos ciclos positivos e sofrer o mínimo possível com os negativos.
Para isso acontecer, o primeiro passo, logo que acordamos, é alongar todos os músculos e respirar profundamente, enquanto adotamos uma atitude otimista frente aos desafios e oportunidades do novo dia que inicia.

Depois tomar um café da manhã nutritivo e saudável. Ao longo do dia, comer muitas frutas e vegetais, tomar bastante líquido na forma de água ou chás, fazer lanches saudáveis, comer porções menores e mais freqüentes, incluir peixes no cardápio, evitando as comidas gordurosas.

Os alimentos ricos em proteína, como as carnes magras, a clara do ovo, o leite e a soja, são fontes de aminoácidos que servem como matéria prima para o organismo fabricar os neurotransmissores e outras substâncias que são essenciais para o bom humor e equilíbrio emocional.

O chá verde, guaraná, café e chocolate são fontes de cafeína, que quando usados com parcimônia auxiliam na disposição e vigor para enfrentar as tarefas do dia a dia.

Para repor as energias é muito importante uma boa noite de sono. Faça um jantar leve com sopas, cereais integrais e saladas. Uma fruta, iogurte ou um copo de leite morno antes de deitar são boas fontes de cálcio e minerais que promovem relaxamento muscular. Evite bebidas alcoólicas e bebidas com cafeína perto da hora de dormir.

A atividade física de rotina produz melhora no humor, na disposição, no peso e na composição corporal. Durante o exercício, liberamos substâncias que estimulam as defesas do organismo e causam bem-estar físico e psicológico. Está comprovado que a circulação e oxigenação do cérebro e do coração melhoram durante o exercício.
Por isso quem pratica atividade física de uma forma moderada, vive mais e melhor. 


 

Herbalife is a Proud Member of the Direct Selling Association and a Signatory to the DSA Code of Ethics


pt-BR | 25/06/2017 23:50:02 | NAMP2HLASPX02