Pessoas multitarefas são realmente mais eficientes?

Print
artigos-nd-multitarefas-eficientes

Neste momento você pode estar lendo este editorial, enquanto cozinha ou anda na esteira. Você está tentando ganhar tempo fazendo várias coisas ao mesmo tempo. Será que você está consciente de todas estas atividades?

Provavelmente não. O jantar vai ficar pronto e você vai queimar algumas calorias,mas é pouco provável que se lembre do conteúdo que está lendo agora.

Fazer muitas coisas ao mesmo tempo é uma característica de quase todas as pessoas hoje em dia. É difícil não ser multitarefa, com todas as coisas que temos para fazer e com o fluxo de informações que chegam até nós sem parar.

Algumas tarefas podem ser feitas ao mesmo tempo, como dobrar roupa e falar ao telefone, porque são tarefas repetitivas que não requerem capacidade de raciocínio. Mas nosso cérebro não está adaptado para multitarefas que exigem esforço intelectual. Quando você tenta fazer duas tarefas que exigem sua mente, ambas serão prejudicadas.

Já foi provado que pessoas que dirigem e falam ao celular ao mesmo tempo tem seus reflexos bastante reduzidos, o que pode ser perigoso para elas e para outras pessoas.

O cérebro não consegue receber e processar duas correntes de informação simultâneas e separadas, e codificá-las plenamente na memória de curto prazo. Para que uma informação possa ser resgatada no futuro, precisa ser gravada na memória de longo prazo, onde a memória de curto prazo irá resgatá-la.

Muitos dizem que as novas gerações são multifarefas, porém a capacidade de assimilação é a mesma para todos. Aprender a se concentrar é uma habilidade que, além de ajudar a melhorar as notas da criançada, as ajudará na vida como um todo.

Então, se estiver com tempo, relaxe e leia confortavelmente seu catálogo de produtos, e se este não é o melhor momento, faça algo diferente, como sair para caminhar, fazer ioga ou dar um mergulho. Dê uma pausa ao seu cérebro. Todo o resto pode esperar.

Herbalife is a Proud Member of the Direct Selling Association and a Signatory to the DSA Code of Ethics


pt-BR | 21/10/2017 16:10:34 | NAMP2HLASPX02