Como envelhecer de forma saudável

Dr. Nataniel Viuniski - Médico Nutrólogo
Print
Como envelhecer de forma saudável

Homens e mulheres estão vivendo mais, desfrutando de uma vida ativa em seus 80 e 90 anos. Os estudos confirmam que comer bem e ser ativo pode fazer uma enorme diferença na qualidade de vida dos mais velhos.

Saiba que não existe idade certa para aproveitar os benefícios da boa nutrição e da atividade física regular. Com alimentos ricos em nutrientes e atividade física realizada com os amigos, você pode sentir uma diferença imediata em sua força nos níveis de energia e na alegria de viver. À medida que envelhecemos, nossas escolhas alimentares e nossa atividade física tornam-se ainda mais importantes para a nossa saúde.

Mais nutrientes, menos calorias

Conforme envelhecemos, precisamos de menos calorias, mas de mais nutrientes, principalmente proteínas, vitaminas do complexo B e cálcio. Em termos de nutrição, você deve se concentrar em qualidade e não em quantidade. Tanto para a saúde física como para a saúde mental ideal, os idosos realmente precisam fazer valer cada caloria.

A chamada terceira idade não é, definitivamente, o momento para dietas extremas ou perdas de peso drásticas. O objetivo tem de ser comer melhor, enquanto se come menos. Dietas da moda frequentemente eliminam grupos alimentares inteiros, o que pode levar a deficiências nutricionais graves. Perda de peso rápida, muitas vezes, leva à perda de massa magra, exatamente o oposto do que pessoas mais velhas precisam para uma boa saúde.

Busque um peso estável à medida que envelhece. Se quiser perder alguns quilos, fale com seu médico ou nutricionista. O equilíbrio certo entre alimentos e atividades pode ajudá-lo a perder um pouco de gordura, mantendo músculos e ossos fortes.

Aproveite o poder da proteína

Algumas pessoas mais velhas não obtêm a proteína que precisam para manter a massa muscular, combater infecções e se recuperar de um acidente ou cirurgia. O pó de proteína pode ser excelente alternativa para enriquecer a dieta com proteína de qualidade.

Necessidades Nutricionais Especiais de Adultos Mais Velhos

Cálcio e vitamina D – ajudam a manter a saúde dos ossos. Fontes: derivados do leite ricos em vitamina D, cereais enriquecidos, sucos de frutas, vegetais de folhas verde-escuras e peixes. Prefira suplementos de cálcio ou multivitamínicos que contenham vitamina D.

Vitamina B12 – ajuda a combater a anemia, além de proteger de neuropatias. Fonte: cereais enriquecidos, carne magra, peixe e frutos do mar.

Fibra – ajuda a regular as funções intestinais, além de contribuir para diminuir o risco de doença cardíaca, controlar o peso e prevenir o diabetes tipo 2. Fontes: pães e cereais integrais, feijões, frutas e hortaliças.

Potássio – mais potássio e menos sódio (sal) podem reduzir o risco de pressão arterial elevada. Fontes: frutas, legumes e lácteos de baixo teor de gordura ou desnatados.

Gorduras mono e poli-insaturadas - ajudam a reduzir o risco de doença cardíaca. Fontes: azeite de oliva, óleo de canola, nozes e peixes. Dê atenção aos rótulos dos alimentos para gordura total e gordura saturada.

 

Herbalife is a Proud Member of the Direct Selling Association and a Signatory to the DSA Code of Ethics


pt-BR | 28/06/2017 22:36:30 | NAMP2HLASPX03