Vitaminas e minerais

Print
principais-ingredientes-vitaminas-minerais

Vitaminas

São elementos nutritivos essenciais para a vida, que na maioria possuem em sua estrutura compostos nitrogenados (AMINAS), os quais o organismo não é capaz de sintetizar e cuja falta pode provocar manifestações indesejadas no corpo. Elas participam em muitas reações bioquímicas que transformam os alimentos em energia.
São também essenciais para manter inúmeras funções do organismo e para a formação de novos tecidos. O escorbuto, por exemplo, é uma doença causada pela falta de vitamina C e que vitimou milhares de pessoas nos séculos 16 a 18, devido à alimentação pobre em frutas e verduras.

O corpo humano deve receber as vitaminas através da alimentação ou por aproveitamento das vitaminas formadas pela flora intestinal (produzidas nos intestinos pela ação da flora intestinal sobre restos alimentares).

Minerais

Sabe-se que a água, proteínas, gorduras, carboidratos e vitaminas compõem, aproximadamente, 96% do organismo e que 4% restantes são constituídos por minerais. Destes, 21 são essenciais à nutrição humana: cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, cloro, magnésio, ferro, zinco, selênio, manganês, cobre, iodo, molibdênio, cobalto, cromo, silício, vanádio, níquel, estanho e flúor.

Alguns minerais presentes no corpo humano não apresentam função conhecida (ouro, prata, alumínio, mercúrio, bismuto, gálio, chumbo, antimônio, boro, lítio) e outros não foram estabelecidos ainda como essenciais, embora participem de certas reações biológicas (arsênio, bário, cádmio, estrôncio, bromo).

Os minerais essenciais têm funções específicas e indispensáveis e sua carência pode levar a quadros graves, como por exemplo, alterações ósseas e dentárias (flúor), enfraquecimento dos ossos e dentes (cálcio), anemia perniciosa (cobalto), entre outros.
Herbalife is a Proud Member of the Direct Selling Association and a Signatory to the DSA Code of Ethics


pt-BR | 20/08/2017 19:48:01 | NAMP2HLASPX01